Lidar com o impacto da Pandemia - Covid19

Tendo em conta os momentos difíceis e desafiantes que vivemos, é importante todo o apoio que nos ajude a lidar com eles. Nesse sentido, vimos partilhar algumas informações/orientações (Ordem dos Psicólogos, Direção Geral da Saúde, entre outras entidades) para que possamos utilizá-las em benefício  do nosso conhecimento e do nosso bem estar.

- Tradução de materiais da Organização Mundial de Saúde (OMS), como são os documentos "como lidar com o stress no surto de COVID19" e "como ajudar as crianças a lidar com o stress no surto de COVID19".

- Vídeos:
"Como lidar com uma situação de isolamento"
 | "Como explicar a uma criança" | "Combater o estigma" | "Relaxamento para adultos – Técnicas de respiração" | "Relaxamento para crianças – Técnicas de respiração

https://www.ordemdospsicologos.pt/pt/covid19/videos

- Documentos de apoio:
3 passos para lidar com a ansiedade
Viver a pandemia sem entrar em exageros!
Como evitar e resolver conflitos em situação de isolamento?
Isolamento com direitos conter o vírus e a violência doméstica
Desconfinamento - regressar a (algumas) rotinas habituais
Famílias em isolamento durante a pandemia
Recomendações para jovens - cyberbullying e segurança online
Recomendações para pais, cuidadores e professores - cyberbullying e segurança online
Covid-19 - todos estaremos de luto

https://www.ordemdospsicologos.pt/pt/covid19/documentos_apoio

Manuais: "Como sorrir em tempos de isolamento social?"
Conjunto de sugestões para que possamos reconhecer e gerir melhor as nossas emoções.

Outros Materiais:

" Coronavírus: seguras e tranquilas são as crianças informadas"
A forma como a informação é transmitida e percebida pela criança é muito importante na gestão dos receios. É fundamental transmitir uma mensagem tranquilizadora, com base em factos, filtrando a informação dispensável, mas sem mentiras. As crianças podem saber que este vírus é mais contagioso do que o da gripe “normal” (daí a necessidade de lavar bem as mãos e de não beber da garrafa do amigo), mas não precisam de saber o número de mortos ou se a vizinha está internada em estado crítico.
Aceda  ao artigo completo aqui (jornal Público)

"STOP Contágio, o jogo online que educa sobre o novo coronavírus"
Bárbara Carlão- Jornal Público
A Direcção-Geral de Saúde lançou, esta terça-feira, um jogo online para informar os mais jovens (e não só) sobre o novo coronavírus. Chama-se STOP Contágio, mas nada tem a ver com o jogo do stop que todos nós já jogámos. Este é um jogo online “para toda a família” e pode ser jogado por qualquer pessoa, para que “aprenda mais sobre o novo coronavírus e como se pode proteger”.
“Se soubermos mais sobre os vírus e como nos defendermos, estamos a proteger-nos e a proteger os outros”, lê-se no ecrã introdutório do jogo, que consiste em responder a perguntas, como “De que forma podemos ficar infectados com o SARS-CoV-2?” e “Como é que se tem a certeza se estamos infectados com coronavírus SARS-CoV-2?”. 
O objectivo final do jogo é “impedir que um vírus se espalhe pelo planeta” e essa batalha ganha-se consoante o número de respostas correctas – ou seja, quanto mais informados estivermos, mais e melhores hipóteses temos de combater a propagação do vírus.